Outubro – Mês das Missões

Outubro – Mês das Missões

Outubro é um mês rico em eventos significativos na Igreja. É o mês das Missões e do Rosário e de muitos santos queridos dos fiéis. Logo no primeiro dia do mês, olhares e corações se voltaram para Santa Teresinha do Menino Jesus, a padroeira das missões, que nunca tendo pregado uma missão, fez de sua vida e do Carmelo um centro missionário e contemplativo. Hoje, 4, é o Dia de São Francisco, outro santo que dedicou a vida a pregar ( e praticar) o amor de Deus. Amanhã, 5, Dia de Santa Faustina.

Na quarta, 7, Nossa Senhora do Rosário, lembrando a vitória dos cristãos sobre os turcos na batalha que garantiu a sobrevivência e expansão do cristianismo, ameaçado de ser destruído. Na segunda, 12, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, ganha festa em cidades espalhadas por todo o país, e, no dia 15, é a vez de Santa Teresa d’Ávila, doutora da Igreja. No terceiro domingo do mês, 18, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões e o dia de São Lucas; dia 22, São João Paulo II, e, no finalzinho do mês, 28, São Judas Tadeu.

Outubro se caracteriza como o mês missionário recordando a tarefa evangelizadora como marca do cristão. Toda a identidade da igreja é voltada para as missões, pois a igreja existe é para evangelizar, levar o Reino a todas as gentes, seguindo as últimas palavras de Jesus aos discípulos: “Ide, e fazei discípulos todos os povos. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei”. O que significa que a missão de evangelizar implica ser fiel à doutrina oficial da Igreja. A missão é ser discípulo e missionário de Cristo por amor a Ele e ao próximo.

Todo dia é dia de evangelizar, mas o Mês das Missões vem para concentrar a reflexão de que cada um de nós, batizados, deve ser um evangelizador.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.