10º Domingo do Tempo Comum | Homilia dominical

Irmãos e irmãs, graça e paz!

O tema deste décimo Domingo do Tempo Comum gravita à volta da identidade de Jesus e da comunhão que Ele deseja estabelecer com aqueles que se colocam na disposição de o seguir: fica claro que Jesus quer definir sua relação de obediência com Deus Pai, à qual convida todos aqueles que se querem sentir parte da sua família.

No Evangelho, Jesus demonstra que não se pode pactuar com o mal, mas que Ele vem para libertar os homens e as
mulheres de todos os tempos. Quando o cristão se decide a seguir Jesus, isso implica necessariamente que renuncie ao mal. Tal como Jesus estabelece uma clara separação entre o seu serviço e o poder do inimigo, desde o primeiro momento da vida cristã, os cristãos são chamados a renunciar a Satanás e a fazer a sua profissão de fé em Deus.

Na vida ordinária, isso implica que se tenha claro que algumas práticas não são próprias de um cristão, mas o aprisionam. O método para estabelecer uma relação de familiaridade com Jesus passa necessariamente por seguir o seu exemplo: é Ele o primeiro a fazer a vontade de Deus, mesmo quando isso acarreta incompreensão e rejeição do seu ministério. O cristão continua no mundo a missão de Jesus e tem como único horizonte fazer a vontade de Deus; esta é uma das petições do Pai Nosso, a oração que Jesus ensina a rezar:

“Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Fazer parte da família de Jesus é a nossa vocação fundamental. Por isso, somos chamados a formar comunidade, centrada na pessoa de Jesus e que tem como única missão fazer a
vontade de Deus em todas as circunstâncias da vida. É a isso que nos chama o Evangelho, quando Jesus apresenta a sua verdadeira família: é quem faz a vontade de Deus e toma lugar ao redor de Jesus.

Recebam meu afetuoso abraço e minha bênção.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.