Biografia

Biografia Padre Alexandre

Mineiro de Abre Campo, pequena cidade da zona da Mata, Padre Alexandre Fernandes foi ordenado sacerdote em 23 de julho de 1994. Foi vigário e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, bairro Santo Agostinho, em BH, e pároco por 20 anos da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Belvedere, um bairro que acabava de nascer no meio da serra do Curral e que demorava a se firmar no cenário onde mais havia terreno vazio que casas.

Enquanto a igreja crescia na mesma velocidade do bairro, foi ali que padre Alexandre Fernandes também se firmou como gestor, fazendo da igreja uma obra em andamento, transformando-a em referencial de excelência para o atendimento e as necessidades dos fiéis.

Foi Vigário Forâneo da Forania Santa Efigênia, região episcopal Nossa Senhora da Piedade, e Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora do Carmo, da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade.

Como professor de teologia, trabalhou no Instituto São Tomás de Aquino, no Colégio Magnun Agostiniano dos bairros Cidade Nova e Buritis, no Instituto Marista de Ciências Humanas e na PUC-BH, ministrando História do Cristianismo. Usando seu perfil multitarefa capaz de dirigir várias atividades ao mesmo tempo, também foi capelão do Hospital Mater Dei Santo Agostinho e do Biocor.

Em 4 de setembro de 2018 foi nomeado Administrador Pastoral da Área Pastoral Bom Jesus do Vale, em Nova Lima. Apenas 111 dias depois de sua posse, padre Alexandre viu a Igreja Bom Jesus do Vale se transformar na Paróquia Bom Jesus do Vale por ato do arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo e ele tornar-se o primeiro pároco da BJV.

Três meses depois, padre Alexandre transformou a igreja que funcionava em um acanhado contêiner com 250 cadeiras e uma missa dominical em um novo e confortável templo provisório com 650 cadeiras, novas salas para catequese e oferecendo cinco horários de missas dominicais. Havia celebrações com tantos fiéis que muitos tinham que se acomodar em uma sala assistindo pelo telão

Com a pandemia instalada no país em março de 2020, e a quarentena forçada, padre Alexandre teve que se reinventar. Passou a usar as ferramentas de que dispunha, as redes sociais. Realizava até quatro eventos em um só dia, ora nas dependências da igreja, ora em sua casa. Fazia oração do terço, novenas, vídeos, orações devocionais, lives com diferentes convidados. Ganhou milhares de seguidores pelo Brasil afora, de todos os estados, e brasileiros que driblam as diferenças de fuso horário para o seguirem de Dubai, Lisboa, Londres, Milão.

Hoje padre Alexandre é pároco da Paróquia Bom Jesus do Vale e um sacerdote com milhares de seguidores fiéis.