Biografia

Mineiro de Abre Campo, pequena cidade da zona da Mata, com pouco mais de 13 mil habitantes, ruas com calçada de pedra e casas que fazem questão de manter a mineiridade, Padre Alexandre Fernandes nasceu padre. Com sete anos já recebia do pároco Monsenhor Geraldo da Costa Val, da Matriz de Sant’Ana, tarefas de “gente grande” na igreja. Foi nessa cidade com as ruas enfeitadas com tapetes de flores e serragens, que ele se ordenou sacerdote numa tarde de inverno de 23 de julho de 1994, deslocando para lá o então arcebispo Dom Serafim Fernandes de Araújo para presidir a cerimônia solene, depois comemorada com o povo, na praça ao lado da igreja.

Posteriormente, padre Alexandre tornou-se vigário (logo a seguir pároco) da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, igreja em que permaneceu durante quatro anos.

Na data de 4 de dezembro de 1998, padre Alexandre recebeu as chaves da nova paróquia sob sua responsabilidade e foi recebido pelos fundadores da paróquia Nossa Senhora Rainha de braços abertos. Foi para ficar um ano, ficou 20. Enquanto a igreja crescia, na mesma velocidade do bairro, os paroquianos descobriram que além do padre, tinha vindo também um gestor: fez da igreja uma obra em andamento, transformando-a em referencial de excelência para o atendimento e as necessidades dos fiéis.

Padre Alexandre também foi professor de teologia, trabalhou no Instituto São Tomás de Aquino, no Colégio Magnun Agostiniano dos bairros Cidade Nova e Buritis, no Instituto Marista de Ciências Humanas e na PUC-BH, ministrando História do Cristianismo. Usando seu perfil multitarefa capaz de dirigir várias atividades ao mesmo tempo, é ainda capelão do Hospital Mater Dei Santo Agostinho e do Biocor. Em 20 de novembro de 2004, de acordo com o Ato nº 30/2004, recebeu a nomeação de Vice-Chanceler da Arquidiocese de Belo Horizonte, válida até 30 de novembro de 2008. Até 30 de novembro de 2019 atuou como Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora do Carmo, da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade.

Em 4 de setembro de 2018, padre Alexandre enfrentou outro desafio. Foi nomeado Administrador Pastoral da Área Pastoral Bom Jesus do Vale, em Nova Lima. Uma igreja cercada pela mata, que funcionava há apenas quatro anos provisoriamente em um contêiner, e que lançou há pouco tempo a pedra fundamental para o templo definitivo. Foi com os olhos de gestor que padre Alexandre descobriu um pontinho no mapa de Nova Lima onde logo vislumbrou esse local ideal para erguer uma casa do Pai. Conseguira o terreno de um grupo de empreendedores da cidade.

Apenas 111 dias depois de tomar posse no cargo de Administrador Pastoral, padre Alexandre viu a Igreja Bom Jesus do Vale se transformar na Paróquia Bom Jesus do Vale por ato do arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, mais uma prova de que o futuro anda rápido na igreja situada no Vale do Sereno. Na missa solene, realizada em 23 de dezembro de 2018, padre Alexandre também foi nomeado o primeiro pároco da BJV.

A Paróquia Bom Jesus do Vale, em pouco mais de um ano, já ampliou bastante o seu espaço físico: foi erguido novo Templo provisório, construídas novas salas de catequese, além de novos espaços para lanchonete, loja, salão para jovens… As Celebrações Eucarísticas no domingo já passaram de uma para cinco, assim como as atividades paroquiais… Assim se multiplicam também o número de fiéis que a cada dia são acolhidos na Bom Jesus do Vale pelo pároco e sua equipe… “Você acha que tem pouco? Entrega para Jesus que Ele multiplica”. Padre Alexandre, os funcionários e os voluntários têm certeza, e fé, que a casa do Pai vai ser erguida, aos poucos, com a paciência de um joão-de-barro, mas sólida como um jequitibá.

Grande devoto do Bom Jesus, Padre Alexandre Fernandes acolheu em seu coração a inspiração que lhe veio em oração: de colocar em prática a devoção para louvar, honrar e glorificar o Bom Jesus. Reuniu as devoções da Misericórdia Divina, das Santas Chagas e do Sagrado Coração de Jesus em uma só – e assim nasceu a Devoção ao Bom Jesus, que do madeiro da Santa Cruz, derramou sobre nós o Espírito Santo e todas as espécies de graças!

Bom Jesus, nós confiamos em Vós!