10º Domingo do Tempo Comum

Hoje, a leitura do Evangelho nos apresenta um episódio extraordinário na vida de nosso Senhor. Encontramos
Jesus caminhando e, ao passar pela coletoria de impostos, seus olhos se voltam para um homem chamado Mateus. Com uma simples frase, Jesus o convoca: “Segue-me”. O apóstolo imediatamente deixa tudo e prontamente vai.
Essa cena, queridos irmãos, contém lições profundas para cada um de nós. Assim como Mateus, todos nós fomos chamados por Jesus. Ele nos convida a segui-Lo, a abandonar nossas antigas maneiras de viver e nos comprometermos com o Seu caminho de amor e misericórdia.

O chamado de Jesus não faz distinção de quem somos, de nossos pecados ou de nossa posição social. Ele nos chama como somos, com todas as nossas falhas e fraquezas, porque Ele nos vê pelo que podemos nos tornar através da Sua graça transformadora. Mateus, cheio de gratidão e alegria por ter sido chamado por Jesus, oferece um jantar para o Senhor, que senta-se a mesa com aqueles que eram considerados impuros e excluídos socialmente.

Essa atitude de provoca indignação entre os fariseus e os mestres da lei, que questionam: “Por que o Mestre
se senta à mesa com os cobradores de impostos e os pecadores?” A resposta de Jesus é uma lição profunda
para todos nós: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender
o que signifca: ‘Misericórdia eu quero, e não sacrifícios’. Eu não vim chamar os justos, mas sim os
pecadores.»

Essas palavras revelam a essência do ministério de Jesus. Ele veio para trazer cura espiritual, perdão e salvação àqueles que reconhecem sua necessidade, àqueles que se veem como pecadores necessitados da graça de Deus. Jesus não veio para os autos-suficientes, mas para aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e sua necessidade de redenção.

Que estejamos prontos para deixar tudo para segui-Lo, para abrir nossas mesas e nossos corações ao Senhor e ao outro. Que sejamos instrumentos da misericórdia divina, oferecendo esperança, cura e reconciliação a todos aqueles que encontrarmos em nosso caminho.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.