Mês de março – dedicado ao glorioso São José

Mês de março – dedicado ao glorioso São José

Este é o mês do Glorioso São José, esposo da Virgem Santíssima, modelo de pai e protetor da Sagrada Família! Aquele que no seu silêncio educou e ensinou ao Deus Menino a ser um verdadeiro homem!

ORAÇÕES A RECITAR TODOS OS DIAS

Invocação do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

V – Enviai o vosso Espírito, Senhor, e tudo será criado

V- E renovareis a face da terra.

ORAÇÃO

Deus, que esclarecestes os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos por esse mesmo Espírito conhecer e amar o bem, e gozar sempre de suas divinas consolações. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa divina Mãe a José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Padre Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto este devoto exercício que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.

Lê-se a Meditação e o exemplo próprios do dia e depois rezam-se três P. Nosso, Ave e Glória.

ORAÇÃO

Ó glorioso S. José, a bondade de vosso coração é sem limites e indizível, e neste mês que a piedade dos fiéis vos consagrou mais generosas do que nunca se abrem as vossas mãos benfazejas. Distribui entre nós, ó nosso amado Pai, os dons preciosíssimos da graça celestial da qual sois ecônomo e o tesoureiro; Deus vos criou para seu primeiro esmoler. Ah! que nem um só de vossos servos possa dizer que vos invocou em vão nestes dias.

Que todos venham, que todos se apresentem ante vosso trono e invoquem vossa intercessão, a fim de viverem e morrerem santamente, a vosso exemplo nos braços de Jesus e no ósculo beatíssimo de Maria. Amém.

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, escutai-nos.

Pai Celestial, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espirito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Ilustre Filho de Davi, rogai por nós.

Luz dos Patriarcas, rogai por nós.

Esposo da mãe de Deus, rogai por nós.

Guarda da puríssima Virgem, rogai por nós.

Sustentador do Filho de Deus, rogai por nós.

Estrênuo defensor de Jesus Cristo, rogai por nós.

Chefe da Sagrada Família, rogai por nós.

José justíssimo, rogai por nós.

José castíssimo, rogai por nós.

José prudentíssimo, rogai por nós.

José fortíssimo, rogai por nós.

José obedientíssimo, rogai por nós.

José fidelíssimo, rogai por nós.

Espelho de paciência, rogai por nós.

Amante da pobreza, rogai por nós.

Modelo dos artistas, rogai por nós.

Honra da vida de família, rogai por nós.

Guarda das virgens, rogai por nós.

Sustentáculo das famílias, rogai por nós.

Alívio dos miseráveis, rogai por nós.

Esperança dos doentes, rogai por nós.

Patrono dos moribundos, rogai por nós.

Terror dos demônios, rogai por nós.

Protetor da Santa Igreja, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade nós.

V. – O Senhor o constituiu dono de sua casa.

R. – E fê-lo príncipe de todas as suas possessões.

ORAÇÃO

Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo. Amém
MEDITAÇÕES

PRIMEIRO DIA

Oremos para que, em todo o curso deste mês não se .cometa pecado mortal em nossa família.

São José é o protetor dos meninos

Os meninos lembram ao Santo Patriarca o Divino Jesus em seus primeiros anos, quando lhe era permitido acariciá-lo, prestar-lhe toda a sorte de cuidados, desvelar-se mais por ele.

Pequenos, se quereis conservar-vos inocen­tes, amai o trabalho, a oração, a recreação sob as vistas paternais de São José. Figurai este bom velho inclinando-se para vós, afugentando o demônio, recebendo as vossas petições, e indo ele mesmo apresentá-las a Jesus que nada recusa a seu Pai terrestre… Quantas conversões se contam todos os anos, no mês de Março! Quantos favores particulares obtidos pela intercessão de São José!

Farei hoje uma relação escrita das graças que desejo obter pelo patrocínio de São José; eu lhes recordarei todos os dias, e me obrigarei a algumas pequenas práticas de piedade em sua honra.

EXEMPLO

Santo Afonso Maria de Liguori fundador da Congregação dos Missionários do Santo Redentor, teve durante a vida uma devoção muito particular ao Santíssimo Esposo de Maria. Este santo Bispo, eminente na piedade e na doutrina, foi visivelmente suscitado por Deus para, com a austeridade de seus costumes, confundir a tibieza dos cristãos modernos, reanimar com seus escritos, o espírito de fé e de fervor a São José de um modo especial.

Nunca principiava uma carta ou qualquer composição literária, sem fazê-la preceder das iniciais dos nomes Jesus, Maria, José; e até as repetia, quando precisava acrescentar alguma coisa a uma carta já terminada. Compôs e deu à estampa um eloquente discurso e primorosas meditações, cheias de unção e de piedade, para as sete quartas- feiras e nove dias imediatamente precedentes à festa de São José. Trabalhou por diversos modos na preparação do culto do glorioso Patriarca e o declarou protetor de sua Congregação.

Inspirem-se todos os cristãos nessa devoção especial do ilustre Doutor da Santa Igreja.