03 de Outubro de 2021

27a semana comum Segunda-feira

- por Pe. Alexandre

DOMINGO – XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, glória, creio – III semana do saltério)

 

Antífona da entrada

 

– Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9).

 

Oração do dia

 

– Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gn 2,18-24

 

– Leitura do livro do Gênesis: 18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 128,1-2.3.4-5.6 (R: 5)

 

– O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

– Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

– Para que vejas prosperar Jerusalém e os filhos dos teus filhos. Ó Senhor, que venha a paz a Israel, que venha a paz ao vosso povo!

R: O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

2ª Leitura: Hb 2,9-11

 

– Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos: 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar; e seu amor em nós se aperfeiçoará (1Jo 4,2).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 10,2-16

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

– Glória a vós, Senhor!   

 

– Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E, se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!   

 

São Gregório Magno

- por Pe. Alexandre

Hoje, celebramos a memória deste Magno (Grande) de Cristo: São Gregório I. Nascido em Roma no ano 540, numa família nobre que muito o motivou à vida pública.

Gregório (cujo nome significa “vigilante”) chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses devido a sua constante renúncia de si mesmo. Atingido pela graça de Deus, São Gregório chegou a vender tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja.

São Bento exercia forte influência na vida de Gregório, por isso, além de ajudar a construir muitos mosteiros, entrou para a vida religiosa do “Ora et Labora”.

Homem certo no lugar certo, este foi Gregório, alguém de senso de dever, de medida e dignidade. Além da intensa vida interior, bem percebida quando escreveu sobre o ‘ideal do pastor’:” O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus.”

Com a morte do Papa da época, São Gregório foi o escolhido para “sentar” na Cátedra de Pedro no ano de 590, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja que conquistou o Céu com 65 anos de idade (no ano 604), deixou marcas em todos os campos, valendo lembrar que na Liturgia há o Canto Gregoriano, o qual eleva os corações a Deus, fonte e autor de toda santidade.

São Gregório Magno, rogai por nós!

Meditação

- por Pe. Alexandre

No começo não era assim… (Mc 10,2-16)

 

É permitido separar-se da esposa? Foi a pergunta dos fariseus ao Mestre de Nazaré. E como argumento para o divórcio, lembraram o “libellum” (um atestado no papel) permitido por Moisés. E Jesus explica o que está na raiz dessa atitude: “Foi por causa da dureza do vosso coração…”

 

O divórcio no papel apenas confirma um divórcio no coração. Na etimologia da palavra “divórcio” está um “desvio do caminho”. O rumo era outro, mas alguém se “desviou”. Desviou o olhar para outra pessoa. Desviou o tempo para outra atividade. Desviou o amor para objetos, para o dinheiro, para a carreira profissional, para os próprios interesses. Desviou-se dos filhos, desviou-se do primeiro amor…

Para avaliar corretamente a questão da separação dos casais, Jesus tem um critério definitivo: “No começo não era assim”. Claro que o Mestre se refere ao desígnio do Criador para o homem e a mulher. Na base de tudo, “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18). Se o próprio Deus é família, um Deus em três Pessoas, também o homem é chamado à convivência. À alteridade. Ao amor.

Daí, a “sentença” de Jesus: “O que Deus uniu, o homem não separe!” Alguém diria que a realidade é outra e tal doutrina está defasada. Frei Raniero Cantalamessa retruca: “Deixar de falar neste caso (o divórcio) porque o assunto se tornou inflamado, seria frustrar o Evangelho. Ter já superado (com o plebiscito) o problema legal, permite-nos talvez entender mais a fundo o Evangelho e falar dele mais livremente, e com mais coragem”.

Divórcio não é apenas uma questão jurídica. São promessas rompidas. São filhos rasgados. São ideais abandonados. São sementes de ódio, ressentimento, amargura. São inúmeras possibilidades que jamais irão realizar-se. Caminhos bloqueados…

Curiosamente, quando erramos, Deus não se divorcia de nós. Sua aliança é eterna…

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.