04 de Junho de 2021

9a semana comum Sexta-feira

- por Pe. Alexandre

SEXTA – IX SEMANA COMUM

(verde – ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

– Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados! (Sl 24, 16-18).

Oração do dia

– Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Tb 11,5-17

– Leitura do livro de Tobias – Naqueles dias, 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: ‘Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou’. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: ‘Estou certo de que seus olhos se abrirão. 8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos. Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz’. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: ‘Voltei à ver-te, meu filho, agora posso morrer!’ E chorou. 10Tobit levantou-se e, tropeçando, atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse: ‘Confiança, pai!’ Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 13Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: ‘Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!’ 14E acrescentou: ‘Bendito seja Deus! Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou, agora vejo o meu filho Tobias!’ A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido o dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza, sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: ‘Bem vinda sejas, minha filha! E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós! Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!’ E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 146,2ab.6c-7.8-9.9bc-10 (R: 1)

 

– Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

– O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

– O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo É o Senhor quem protege o estrangeiro.
R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

– Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

R: Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos Mc: 12,35-37.

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor!  

 

– Naquele tempo, 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: ‘Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?’ E uma grande multidão o escutava com prazer.

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!  

São Crispim

- por Pe. Alexandre

Neste dia, lembramos o primeiro santo canonizado pelo Papa João Paulo II: São Crispim, que nasceu em Viterbo, na Itália, em 1668.

Chamado à vida religiosa, recebeu uma formação jesuíta. Porém, acabou entrando para a família franciscana, despertado pela piedade dos noviços. Ocupou cargos de grande simplicidade dentro da comunidade, como a horta, a cozinha, e tantos outros serviços onde ele testemunhava em tudo o amor de Deus.

Falava e vivia a seguinte frase: “Quem ama a Deus com pureza de coração, vive feliz e morre contente”.

Crispim deixou essa marca da pureza e da alegria. Ele viveu tudo com pureza de coração, foi feliz e morreu contente em 1748.

Que nosso caminho seja marcado pelo amor e pela verdadeira alegria.

São Crispim, rogai por nós!

Meditação

- por Pe. Alexandre

Senta-te à minha direita… (Mc 12,35-37)

 

Ao proclamar o Símbolo dos Apóstolos, conhecido como “credo”, o católico afirma que Jesus ressuscitado está sentado à direita do Pai. No Evangelho de hoje, Jesus de Nazaré cita um salmo de Davi (Sl 110), onde o rei poeta cantava: “Disse o Senhor (isto é, o Pai) ao meu Senhor (ou seja, o Filho): ‘Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo de teus pés”.

Jesus lembra esta passagem para deixar claro que ele não é “apenas” o filho de Davi, um ser humano, descendente real, mas é Senhor, o que aponta para sua “divindade”. Na época, os judeus estavam à espera de um Messias da linhagem real de Davi, mas não esperavam por mais que um simples homem, um líder social que expulsasse os invasores da terra e reconduzisse a nação ao esplendor dos tempos do rei Salomão. Nem imaginavam que o Pai lhes enviasse como seu “Ungido” o próprio Filho.

 

São Beda, o Venerável, ensina: “A pergunta de Jesus nos foi útil até os dias de hoje contra os judeus, pois também aqueles que confessam que o Cristo há de vir, dizem que será um homem santo da estirpe de Davi. Perguntemos-lhe, pois, uma vez instruídos pelo Senhor: se Ele é um simples homem e apenas filho de Davi, de que maneira Davi o chama de seu Senhor, no Espírito Santo? Mas não são repreendidos pôr o chamarem de filho de Davi, e sim porque não creem ser Ele o Filho de Deus”.

No Catecismo da Igreja Católica nós encontramos este comentário: “A partir de agora, Cristo está sentado à direita do Pai. Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada”. CIC, 663)

Nos textos bíblicos, a direita [destra] é lugar de honra e de salvação, enquanto a esquerda [sinistra] é lugar de perdição. Em uma parábola (Mt 25,32ss), Jesus situa as ovelhas (os salvos) à direita, e os cabritos (os condenados) à esquerda.

Prossegue o Catecismo: “O sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: ‘A ele foram outorgados o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído’ (Dn 7,14). A partir deste momento, os apóstolos se tornaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”. (CIC 664)

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.