07 de Setembro de 2021

23a semana comum Terça-feira

- por Pe. Alexandre

TERÇA FEIRA – XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM 

(verde, ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

– Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

Oração do dia

 

– Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Cl 2,6-15

 

– Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. 8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 145,1-2.8-9.10-11 (R: 9a)

 

– O Senhor é muito bom para com todos.
R: O Senhor é muito bom para com todos.

– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

R: O Senhor é muito bom para com todos.

– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

R: O Senhor é muito bom para com todos.

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: O Senhor é muito bom para com todos.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure

(Jo 15,16).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,12-19

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

– Glória a vós, Senhor!   

 

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;  15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Is­cariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!   

Beato Vicente de Santo Antônio

- por Pe. Alexandre

Nasceu em Algarve (Portugal) no Castelo de Albufeira, em 1590. Seus pais, Antônio Simões e Catarina Pereira, educaram-no na piedade e bons costumes e, passada a infância, enviaram-no para Lisboa onde, depois de ter revelado um talento multiforme ao longo da carreira eclesiástica, foi ordenado sacerdote aos 27 anos.

Quatro anos depois, em 1621, já estava no México, onde entrou na Ordem de Santo Agostinho. Feita a profissão, sentiu o desejo de ser missionário em terras japonesas, o que ocorreu em 1923.

Estando no Japão, Vicente mudou de traje e de nome, fazendo-se caixeiro ambulante pelas ruas de Nagasaki para poder entrar nas casas e introduzir-se nas famílias, onde converte os gentis e consola e encoraja os cristãos perseguidos. Durante anos, trabalhou na catequese, pregando a Boa Nova e administrando os Sacramentos.

Em 1629, Vicente foi descoberto e preso. Tentando fazer com que Vicente renegasse sua fé em Cristo e não obtendo êxito, seus algozes o submeteram a cinco banhos consecutivos de água a ferver até ser martirizado pelo tormento do fogo.

Beato Vicente de Santo Antônio, rogai por nós!

Meditação

- por Pe. Alexandre

Teu Nome… (Sl 145 [144])

 

O Nome de Deus é algo tão sublime, que um dos Dez Mandamentos o envolve de nobreza: “Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão”.(Dt 5,11) Esta salvaguarda foi levada ao extremo de adotar, para o Nome do Senhor, uma grafia impronunciável: o Tetragrama sagrado YHWH. No texto da Escritura, as quatro letras eram lidas como Senhor, Adonai. Mantinha-se distância entre nossos lábios impuros e a santidade do Nome de Deus. Aliás, recentemente, um documento da Santa Sé exortava os católicos a não utilizarem a palavra “Javé” em seus cânticos e preces, como atitude respeitosa para com os irmãos do judaísmo.

 

Não se trata, porém, de atribuir a qualquer palavra um poder mágico deflagrado por sua pronúncia ou sua grafia. Na mentalidade bíblica, nome e pessoa são duas realidades inseparáveis. Não apenas como a veste e o homem, mas como a pele e a carne. É neste sentido que Paulo repete o primitivo hino litúrgico da Igreja: “Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra”. (Fl 2,10 – BJ).

 

Obviamente, Deus não cabe em um nome. Não é possível encerrá-lo em uma palavra, nem tampouco fazer de seu nome uma espécie de mantra ao modo dos hindus. No entanto, como observa uma nota da TOB, o nome de Deus nos serve como um “memorial”, pois nos ajuda a não perder sua memória, permitindo-nos invocá-lo em nossas preces: “Este é meu nome para sempre, e assim me invocareis de geração em geração”. (Ex 4,15b)

 

As coisas ficaram mais fáceis para os cristãos, que se dirigem ao Pai [Abbá] por Jesus, o Filho, no Espírito Santo. Quando o Filho de Deus se encarnou, nascendo de Mulher, recebeu um nome humano, Jesus, que alude diretamente à salvação oferecida por Deus [Jesus = Yahweh salva, Deus é salvação].

 

Este nome foi indicado pelo anjo de Deus na Anunciação a Maria de Nazaré: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. (Lc 1,31) Como é de praxe na Escritura, o nome aponta para a missão. No caso de Jesus, a salvação da humanidade. Várias vezes, na Bíblia, Deus muda o nome de seus enviados: Abrão torna-se Abraão, Simão torna-se Cefas, Saulo será Paulo. Daí o antigo costume de mudar de nome na profissão religiosa.

 

Pessoalmente, prefiro dirigir-me a Deus com o nome de Pai, tal como Jesus o fez na oração do Pai-Nosso. Muitos o chamam de “Senhor”, o que pode prender o orante na posição de servo da casa. Ao invocar a Deus como “Pai”, eu me situo como filho e, naturalmente, disposto a amar e obedecer. Em nosso batismo cristão, nós recebemos o nome de… filhos…

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.