17 de Dezembro de 2022

3a Semana do Advento ano A- Sábado

- por Pe. Alexandre

SABADO DA III SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento II – ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

– O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

 

Oração do dia

 

– Nós o pedimos, ó Deus todo poderoso, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gn 49,2.8-10

 

– Leitura do livro do Gênesis: Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2“Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9 Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10 O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 72,1-2.3-4ab.7-8.17 (R: 7)

– Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobre.

R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça!

Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará .

R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Nos seus dias a justiça florirá grande paz, até que a lua perca o brilho!

De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

– Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor:  oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Evangelho: de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 1,1-17

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

– Glória a vós, Senhor!

 

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias.11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo,

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!

 

São José Manyanet, devoto da Sagrada Família

- por Pe. Alexandre

Origens
São José Manyanet Daniel y Vives nasceu em 7 de janeiro de 1833 em Tremp (Lleida, Espanha), em uma grande família cristã. Foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Aos 5 anos, sua mãe o ofereceu a Nossa Senhora de Valldeflors, padroeira da cidade. Completou os estudos secundários em Barbastro e depois os de filosofia e teologia nos seminários diocesanos de Lleida e Urgell. Contudo, para isso, teve que encontrar um emprego quando menino. Foi ordenado sacerdote em 9 de abril de 1859.

Fundador
Após 12 anos de intenso trabalho na diocese de Urgell ao serviço do Bispo, como seu familiar, mordomo palaciano, bibliotecário do seminário, secretário adjunto da câmara e secretário das visitas pastorais, sentiu-se chamado por Deus a abraçar a vida religiosa e a fundar duas congregações, um masculino e outro feminino.

A Fundação
Com a aprovação do Bispo, em 1864, fundou os Filhos da Sagrada Família Jesus, Maria e José  e, em 1874, as  Filhas Missionárias da Sagrada Família de Nazaré , com a missão de imitar, honrar e propagar o culto da Sagrada Família de Nazaré e prover a formação cristã das famílias, principalmente por meio da educação e instrução católica de crianças e jovens e do ministério sacerdotal.

São José Manyanet: grande fundador e impulsionador da fé

40 anos de Formação
Com a oração constante e o trabalho incansável, viveu exemplarmente todas as virtudes e, juntamente com a sua amorosa dedicação à cura das almas, orientou e impulsionou, no espaço de quase quarenta anos, a formação e expansão dos dois institutos, abrindo colégios, escolas profissionais, seminários e outros centros de apostolado em vários lugares da Espanha. Hoje, os dois institutos estão presentes, com o exercício de sua missão. O institutos estão em vários países da Europa, nas duas Américas e na África.

Devoto da Sagrada Família
Chamado de modo especial por Deus, escreveu diversas obras e folhetos para apresentar ao mundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, difundir sua devoção e estimular sua imitação. Ele também fundou a revista  La Sagrada Familia,  agora publicada em espanhol e italiano e foi inspirado a propor a construção, em Barcelona (Espanha), de um templo expiatório em homenagem à Sagrada Família, que seria a morada espiritual e universal de todos famílias. Da sua inspiração nasceu o templo da Sagrada Família, uma brilhante obra do arquiteto e Servo de Deus Antonio Gaudí. Foi destinada a perpetuar visualmente as virtudes e os exemplos da Família de Nazaré.

São José Manyanet: Grandes Obras

Escritor e pregador
O São José Manyanet pregou abundantemente a Palavra de Deus e também escreveu muitas cartas e alguns livros para a formação de religiosos e religiosas, famílias e crianças e também para a gestão de colégios e escolas. Entre os livros, destaca-se La Escuela de Nazaret y Casa de la Sagrada Familia  (1895). É a sua biografia espiritual em que a sua alma, personificada na personagem que chama de “Desideria”, se imagina em diálogo com Jesus, Maria e José com algumas conversas, através das quais traça todo um processo de aperfeiçoamento cristão e religioso, inspirado na espiritualidade da casa e escola de Nazaré.

Outras obras
Ele também escreveu um guia para casais e famílias, intitulado  Preciosa joya de familia  (1899), para recordar a dignidade do casamento como vocação e a importância da educação cristã dos filhos. Para a formação dos religiosos, escreveu  El espíritu de la Sagrada Familia,  um livro de meditações, que descreve a identidade da vocação e missão, na Igreja e na sociedade, de religiosos e religiosas, Filhas e Filhos da Sagrada Família . Existe uma edição de suas  Obras Selectas  (1991), e o primeiro volume de sua  Obra Completa está sendo impresso.

Final de uma vida dedicada à Sagrada Família


Em meio as enfermidades
As obras do padre Manyanet cresceram em meio a muitas dificuldades, nem lhe faltaram várias doenças corporais dolorosas, que o atormentaram por toda a vida. São admiráveis ​​a sua indomável constância e fortaleza, alimentadas por uma profunda adesão e obediência à vontade de Deus. Isto, ajudou a ser fiel diante de todas as provações.

Páscoa
Consumido fisicamente por algumas chagas, que permaneceram abertas em seu flanco durante os últimos 16 anos de sua vida, e que ele chamou de “misericórdias do Senhor”, em 17 de dezembro de 1901, rico em virtudes e méritos, entregou sua alma ao Deus na casa mãe de Barcelona (Espanha), centro da sua obra, rodeado pelo carinho e pela dor de tantas crianças e jovens, pelos quais dedicou toda a sua vida.

Últimas palavras
Suas últimas palavras foram aquelas que repetiu muitas vezes: Jesus, José e Maria, recebam minha alma quando eu morrer. Seus restos mortais repousam na urna da capela do Colégio Jesus, Maria e José de Barcelona, ​​​​que se tornou um lugar de oração para seus filhos e filhas espirituais e para muitos pais, meninos e meninas, famílias e devotos que têm aproximados de Deus, atraídos por seus exemplos e ensinamentos.

Minha oração

“Ó amante da Sagrada Família, atraí para aqueles que te procuram o mesmo amor e devoção. Atraí, também, a benção e proteção das nossas famílias, dos nossos lares. Afastai a peste, a doença, as divisões e brigas e fazei dela um novo espelho da família de Nazaré. Amém”

São José Manyanet, rogai por nós!

Meditação

- por Pe. Alexandre

Saltou de alegria… (Lc 1,39-45)

 

São Lucas registra que a simples aproximação de Maria, já portadora do Filho de Deus em seu ventre sagrado, foi suficiente para que João Batista, ainda em sua vida pré-natal, reagisse com alegria. Estamos diante de uma verdade que parece esquecida: a experiência cristã é fonte de profunda alegria.

 

Ao relatar a descoberta de Deus e sua conversão ao cristianismo, o escritor inglês C. S. Lewis intitulou seu livro “Surprised by Joy”, (surpreendido pela alegria). No livro dos Atos dos Apóstolos, logo após Pentecostes, São Lucas registra: “Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza.” (At 4,46.) Anotou também o efeito da pregação de Filipe em Samaria: “Por este motivo, naquela cidade reinava grande alegria.” (At 8,8.)

Ora, pode ser que nossas reuniões, celebrações, e mesmo o “clima” geral de nossa vida como cristãos não estejam irradiando a mesma alegria. De fora, o pagão pode ter a impressão de que somos um povo triste, sem ânimo e vibração. E assim, afastamos as pessoas de Jesus, que tinha intenção completamente diferente: “A vossa tristeza há de se transformar em alegria”. (Jo 16,20b.) “E o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria”. (Jo 16,22.) “Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24.)

É clássico o refrão: “Um santo triste é um triste santo.” Na verdade, quem conviveu com pessoas santas, sabe que elas são alegres, irradiantes, mesmo que sua alegria não lembre a alacridade das maritacas, mas seja antes uma espécie de letícia, a alegria serena, mas profunda, de quem vive mergulhado na paz de Deus, mesmo entalado em um mundo de problemas.

Na verdade, a alegria é fruto do Espírito Santo (cf. Gl 5,22), ao lado da paz, da paciência e da brandura. Quem se volta para Deus e busca seu perdão, vê-se livre de sentimentos negativos que já pareciam constituir na pessoa uma segunda natureza. Ao contrário, a vida vivida “na carne” leva à tristeza, à depressão e a impulsos de autodestruição, como obscura colheita do pecado.

Marthe Robin, a fundadora dos “Foyers de Charité”, mesmo imobilizada em um pequeno divã por mais de 50 anos, alimentada exclusivamente por uma comunhão semanal, notabilizou-se por uma alegria infantil que contagiava a todos que faziam contato com ela. Mais ainda: Marthe assumia em sua oração a tristeza e as cruzes de seus visitantes, que saíam dali libertos e transfigurados.

 

            Que tipo de cristão queremos ser?

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.