17 de Março de 2020

3a Semana da Quaresma Terça-feira

- por Padre Alexandre Fernandes

TERÇA FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA

(Roxo, ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

– Eu vos chamo, meu Deus, porque me atendeis; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 25,11).

 

Oração do dia

 

– Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Dn 3,25.34-43

 

– Leitura da profecia de Daniel: Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar.
37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias, e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças com que te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 25,4bc-5ab.6-7.8-9 (R: 6a)

 

– Recordai Senhor, a vossa compaixão!
R: Recordai Senhor, a vossa compaixão!

– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

R: Recordai Senhor, a vossa compaixão!

– Recordai Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!

R: Recordai Senhor, a vossa compaixão!

– O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

R: Recordai Senhor, a vossa compaixão!
 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 18,21-35

 

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

 

Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12),

 

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

 

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

– Glória a vós, Senhor!  

 

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Servo perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!  

São Patrício

- por Padre Alexandre Fernandes

Patrício escreveu o livro “Confissão” e nele conta a sua história. Segundo o livro, o santo nasceu em 377, na vila de seu pai, que ficava no território que hoje é a Inglaterra.

 

Neto de um padre e apesar de ter nascido cristão, só na adolescência passou a se dedicar à religião, e aos estudos.

 

Quando tinha 16 anos, foi sequestrado por piratas irlandeses e vendido como escravo. Tentou duas vezes fugir, até que na terceira conseguiu, foi para Grã-Bretanha e depois para a atual França. Lá, frequentou mosteiros e entrou para a vida monástica e missionária.

 

O Papa Celestino I convocou Patrício a continuar a missão do Bispo Paládio, que havia falecido e cumpria sua missão na Irlanda. Foi consagrado Bispo e foi para o país em 432.

 

O santo converteu quase todo o país em três décadas. Sem usar da violência com os pagãos, não houve repressão.

 

Depois de Patrício, floresceu um grande número de Santos e missionários na Irlanda.

 

São Patrício, Rogai por nós!

Meditação

- por Padre Alexandre Fernandes

TEMPO DAQUARESMA.TERCEIRASEMANA.TERÇA-FEIRA

21. PERDOAR E DESCULPAR

– Perdoar e esquecer as pequenas ofensas que às vezes se produzem na convivência diária.

– O nosso perdão em comparação com o do Senhor.

– Desculpar e compreender. Aprender a ver as coisas boas dos outros.

I. NO TRATO com os outros, no meio do trabalho, nas relações sociais, na convivência de todos os dias, é praticamente inevitável que se produzam atritos. É também possível que alguém nos ofenda ou se porte conosco de uma maneira pouco leal, que nos prejudica. E isto, talvez de forma habitual. Devo perdoar até sete vezes? Quer dizer, devo perdoar sempre? Esta é a questão que Pedro propõe ao Senhor no Evangelho da Missa de hoje1. É também o tema da nossa oração.

Conhecemos a resposta do Senhor a Pedro e a nós: Não digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Quer dizer, sempre. O Senhor pede aos que o seguem, a ti e a mim, uma disposição ilimitada de perdoar e desculpar. Quer que o imitemos. “A onipotência de Deus – diz São Tomás – manifesta-se sobretudo em perdoar e usar de misericórdia, porque a maneira que Deus tem de demonstrar o seu poder supremo é perdoar livremente”2; é por isso que “nada nos assemelha tanto a Deus como estarmos sempre dispostos a perdoar”3. E é aqui que mostramos também a nossa maior grandeza de alma.

“Longe da nossa conduta, portanto, a lembrança das ofensas que nos tenham feito, das humilhações que tenhamos padecido – por muito injustas, descorteses e rudes que tenham sido –, porque é impróprio de um filho de Deus ter preparado um registro para apresentar uma lista de agravos”4. Ainda que o próximo não se corrija, ainda que recaia constantemente na mesma ofensa ou em coisas que me magoam, devo renunciar a todo o rancor. O meu interior deve conservar-se são e limpo do menor assomo de inimizade.

O nosso perdão deve ser sincero, de coração, à semelhança do perdão de Deus, conforme dizemos todos os dias no Pai-Nosso: Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Perdão rápido, sem deixar que o rancor ou a separação corroam o coração nem por um momento; sem humilhar a outra parte, sem assumir ares teatrais nem dramatizar. A maior parte das vezes, na convivência habitual, nem sequer será necessário dizer: “Eu te perdôo”; bastará sorrir, voltar naturalmente à conversa, ter um detalhe amável; em suma, desculpar.

Não é necessário que soframos grandes injúrias para nos exercitarmos nestas manifestações de caridade. São suficientes esses pequenos incidentes que acontecem todos os dias: discussões no lar por questões de pouca importância, respostas grosseiras ou gestos desabridos ocasionados muitas vezes pelo cansaço das pessoas e que acontecem no trabalho, no trânsito das grandes cidades, nos meios de transporte coletivo…

Viveríamos mal a nossa vida de cristãos se, ao menor atrito, a nossa caridade esfriasse e nos distanciássemos dos outros ou ficássemos de mau-humor. Ou se uma injúria grave nos fizesse esquecer a presença de Deus e a nossa alma perdesse a paz e a alegria. Ou se fôssemos suscetíveis. Devemos examinar-nos para ver como são as nossas reações ante os pequenos aborrecimentos que, às vezes, se produzem na convivência diária. Seguir o Senhor de perto é encontrar também neste ponto, tanto nas pequenas contrariedades como nas ofensas graves, um caminho de santidade.

II. SE PECAR SETE VEZES no dia contra ti…, sete vezes lhe perdoarás5.Sete vezes, isto é, muitas vezes. Até no mesmo dia e na mesma coisa. A caridade é paciente, não se irrita6.

Vez por outra, o perdão pode custar-nos. Em coisas grandes ou em coisas pequenas. O Senhor sabe disso e anima-nos a recorrer a Ele. E, quando o fazemos, explica-nos como este perdão sem limite, compatível com a defesa justa sempre que necessário, tem a sua origem na humildade; e lembra-nos a parábola narrada pelo Evangelho da Missa de hoje: Um rei quis ajustar contas com os seus servos. E trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos7. Uma quantia enorme! Uns sessenta milhões de denários (um denário era o salário de um dia de um trabalhador do campo).

Quando uma pessoa é sincera consigo própria e com Deus, não é difícil que se reconheça na posição desse servo que não tinha com que pagar. Não somente porque deve a Deus tudo o que é e tem, mas porque são muitas as ofensas que lhe foram perdoadas. Só lhe resta uma saída: recorrer à misericórdia de Deus, para que faça com ele o que fez com aquele servo: Cheio de compaixão, o senhor deixou-o ir-se embora e perdoou-lhe a dívida.

Mas quando este servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários, não lhe soube perdoar nem esperar que estivesse em condições de pagar-lhe, apesar de o companheiro lhe ter pedido que se apiedasse dele. Então o senhor chamou-o e disse-lhe: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? A humildade de reconhecermos as nossas inúmeras dívidas para com Deus ajuda-nos a perdoar e a desculpar os outros. Se tivermos em conta tudo o que o Senhor nos perdoou, perceberemos que aquilo que devemos perdoar aos outros – mesmo nos casos mais graves – é pouco: não chega a cem denários. Comparados com sessenta milhões, são nada.

A nossa atitude ante os pequenos agravos deve ser a de não lhes dar muita importância (na realidade, na maioria das vezes, não a têm) e desculpá-los com elegância humana. Quando perdoamos e esquecemos, somos nós que mais lucramos. A nossa vida torna-se mais alegre e serena, e não sofremos por ninharias. “Verdadeiramente a vida – que já de per si é estreita e insegura – às vezes se torna difícil. – Mas isso contribuirá para fazer-te mais sobrenatural, para te fazer ver a mão de Deus: e assim serás mais humano e compreensivo com os que te rodeiam”8.

“Temos que compreender a todos, temos que conviver com todos, temos que desculpar a todos, temos que perdoar a todos. Não diremos que o injusto é justo, que a ofensa a Deus não é ofensa a Deus, que o mau é bom. No entanto, perante o mal, não responderemos com outro mal, mas com a doutrina clara e com a ação boa: afogando o mal em abundância de bem (cfr. Rom XII, 21)”9. Não cometeremos o erro daquele servo mesquinho que, tendo-lhe sido perdoado tanto, não foi capaz de perdoar tão pouco.

III. A CARIDADE dilata o coração para que caibam nele todos os homens, mesmo aqueles que não nos compreendem ou não correspondem ao nosso amor. Ao lado do Senhor, não nos sentiremos inimigos de ninguém. A seu lado, aprenderemos a não julgar as intenções íntimas das pessoas.

Das intenções dos outros, não captamos senão umas poucas manifestações externas, que muitas vezes ocultam os verdadeiros motivos da sua conduta. “Ainda que vejais algo de errado, não julgueis imediatamente o vosso próximo – aconselha São Bernardo –, mas desculpai-o no vosso interior. Desculpai a intenção, se não puderdes desculpar a ação. Pensai que terá sido levado a ela por ignorância, por surpresa ou por fragilidade. Se a coisa for tão clara que não vos seja possível dissimulá-la, ainda assim procurai crer desse modo e dizei no vosso interior: a tentação deve ter sido muito forte”10.

Quantos erros cometemos nos pequenos atritos da convivência diária! Muitos deles se devem a que nos deixamos levar por juízos e suspeitas temerárias. Quantas tensões familiares se converteriam em atenções, se compreendêssemos que esse pormenor indelicado ou esse gesto inoportuno se deveu ao cansaço daquela pessoa depois de um dia longo e difícil! Além disso, “enquanto interpretares com má-fé as intenções alheias, não terás o direito de exigir compreensão para ti mesmo”11.

A compreensão inclina-nos a viver amavelmente abertos aos outros, a olhá-los com simpatia; alcança as profundezas do coração e sabe encontrar a parte de bondade que há sempre em todas as pessoas.

Só é capaz de compreender quem é humilde. Caso contrário, até as menores faltas dos outros se vêem aumentadas, ao mesmo tempo que se tende a diminuir e justificar as maiores faltas e erros pessoais. A soberba assemelha-se a esses espelhos curvos que deformam a verdadeira realidade das coisas. Quem é humilde é objetivo; e então desculpa com facilidade os defeitos alheios.

O humilde não se escandaliza. “Não há pecado nem crime cometido por outro homem – escreve Santo Agostinho – que eu não seja capaz de cometer pela minha fragilidade; e, se ainda não o cometi, é porque Deus, na sua misericórdia, não o permitiu e me preservou no bem”12. Além disso, sendo humildes, “aprenderemos também a descobrir muitas virtudes naqueles que nos rodeiam – dão-nos lições de trabalho, de abnegação, de alegria… –, e não nos deteremos demasiado nos seus defeitos, a não ser quando for imprescindível para os ajudarmos com a correção fraterna”13.

Se assim o pedirmos à Virgem, Ela nos ensinará a saber desculpar – em Caná, Nossa Senhora não critica a falta de vinho, mas ajuda a resolvê-la –, como nos ensinará também a lutar por adquirir essas mesmas virtudes que, por vezes, nos pode parecer que faltam aos outros. Então estaremos em excelentes condições de poder prestar a todos a nossa ajuda.

25ª Semana do Tempo Comum