25 de Abril de 2022

2a Semana da Páscoa- Sexta-feira

- por Pe. Alexandre

SEGUNDA FEIRA – SÃO MARCOS, EVANGELISTA
(vermelho, glória, prefácio dos apóstolos II – ofício da festa)

 

Antífona da entrada

 

– Ide por todo o mundo e anunciai o evangelho a todas as criaturas, Aleluia!

(Mc 16,15)

 

Oração do dia

 

– Ó Deus, que concedestes a são Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a boa nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente os caminhos de Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Pd 5, 5b-14

– Leitura da primeira carta de são Pedro – Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. 11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Sau­dai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

 

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 89, 2-3.6-7.16-17 (R: 2a)

 

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

– Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

– Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

– Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– É Cristo que anunciamos, Jesus Cristo, o crucificado, poder e sabedoria de Deus (1Cor 1,23).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc16, 15-20

– O Senhor esteja convosco.

– Ele está no meio de nós.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

– Glória a vós, Senhor!

 

– Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

 

– Palavra da salvação.

– Glória a vós, Senhor!

São Marcos Evangelista

- por Pe. Alexandre

Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era de origem judaica e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa: “Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembleia a orar” (Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que, na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde “inaugurou” a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas e, depois, São Pedro em Roma.

São Marcos, na Igreja primitiva, fez um lindo trabalho missionário, que não teve fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo. Por isso, evangelizou, no poder do Espírito, Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou comunidades. Ficou conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária, que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.

São Marcos, rogai por nós!

Meditação

- por Pe. Alexandre

Eis os sinais… (Mc 16,15-20)

 

Afinal, são “sinais” ou são “milagres”? O texto grego traz a palavra “sêmeia” [shmeia], que a Vulgata traduz por “signa” [plural de signum, sinal]. E que sinais são esses? Ora, expulsar demônios, falar novas línguas, beber veneno e não morrer, curar doentes pela imposição das mãos… (cf. Mc 16,17-18)

 

– Então, são milagres!

 

– Claro! Os sinais são milagres… E os milagres são sinais!

 

Estão vendo como é estéril a discussão que permanece presa às palavras, enquanto ficamos na biblioteca e não obedecemos ao imperativo de Jesus: “Ide por todo o mundo”? Tudo porque a palavra “milagre” incomoda o racionalista, enquanto o missionário continua apoiado apenas em seus planos pastorais, em suas técnicas e em seus recursos materiais…

 

Ora, Jesus deixou claro: “Eu estou convosco… todos os dias… até o fim!” (Mt 28,20) Isto é, podem contar comigo. Podem contar com o milagre. Podem contar com o impossível. Corram o risco de tentar o absurdo! Deixem de olhar apenas para os recursos limitados de que vocês dispõem, aparentemente insignificantes diante dos obstáculos apresentados por uma sociedade materialista, hedonista, consumista… Olhem para mim!

 

Lev Gillet pergunta: “Temos levado a sério esta promessa? Avançamos pela vida, mundo a fora, no poder de Cristo? É uma questão de fé. Estes poderes serão dados ‘àqueles que crerem’. Será que eu creio, no sentido forte que o Evangelho dá a esta palavra?

 

Senhor Jesus, ‘ajuda minha incredulidade’. Aumenta a minha fé. E eu ouso acrescentar: dá-me as possibilidades que tu prometeste à fé, na medida em que elas servirem à tua glória e às almas. Não é que eu queira gozar de um poder espiritual ou causar espanto pelos ‘sinais’, mas para vir em socorro e dar testemunho.”

 

Sim, aqui está o ponto! Se eu aposto, faço o ato de fé e o Senhor me concede esses “poderes”, isso vai me dar muito trabalho. Serei procurado. Não terei mais sossego. Não, Deus me livre desses milagres, digo, desses “sinais” …

 

Hoje, nós celebramos São Marcos, autor do Evangelho mais antigo. Sua vida “sinaliza” para a Igreja e para o mundo. Sem dúvida, ele viveu o imperativo de Jesus: ir por todo o mundo e anunciar a Boa Nova. Considerado pelos cristãos coptas como o fundador da Igreja de Alexandria (Egito), acompanhou a pregação de Pedro em Roma, registrada em seu Evangelho.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.