27 de Maio de 2023

27 de Maio de 2023

- por Rogério

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 28, 16-20.30-31
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram, e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”. 30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor
– Graças a Deus

Salmo 10 (11)

– Deus está no templo santo e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

– Examina o justo e o ímpio e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

R: Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21, 20-25

– Aleluia, aleluia, aleluia.
– Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 22Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

– Palavra do Senhor
– Glória a Vós, Senhor

- por Rogério

Comentário ao Evangelho por Santa Teresa de Ávila, Carmelita descalça e Doutora da Igreja

- por Rogério


Caminho da perfeição, 17, Ed. Carmelo, 2000

« – Senhor, que será deste? […] – Que te importa? Tu, segue-Me»

Deus não leva a todos por um só caminho; e, porventura, aquele a quem parecer que vai por um muito mais baixo, está mais alto aos olhos do Senhor. Assim, nem porque nesta casa todas tratem de oração hão de ser todas contemplativas. É impossível. E será grande desconsolo para a que o não é, não entender esta verdade. […]

Eu estive mais de catorze anos que não podia ter nem mesmo meditação sem recorrer à leitura. Haverá muitas pessoas deste teor, e outras que, embora seja com leitura, não podem ter meditação, senão só rezar vocalmente e nisto se detêm mais. […]

E outras muitas pessoas há deste género, e, se têm humildade, não creio que no fim fiquem mais mal servidas, senão muito a par das que têm muitos gostos; e em parte, com mais segurança, porque não sabemos se os gostos são de Deus ou se os põe o demónio. […]

Esses ooutros [os que não têm consolações] andam com humildade, e suspeitosos de que seja por sua culpa, sempre com cuidado de ir adiante. Não veem a outros chorar uma lágrima, se não as têm, que não lhes pareça estar muito atrás no serviço de Deus, e devem estar, porventura, muito mais adiante; porque as lágrimas, ainda que boas, não são todas perfeitas; e na humildade, mortificação, desapego e noutras virtudes sempre há mais segurança. Não há que temer, nem tenhais medo de que deixeis de chegar à perfeição, como os muito contemplativos.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.