EXERCÍCIOS COTIDIANOS PARA INICIAR O DIA, POR SANTO AFONSO DE LIGÓRIO

1. AO LEVANTAR-SE
Pela manhã, apenas acordais, imitai as crianças que, despertando, buscam logo o alimento; levantai para Deus o vosso coração por um ato de amor, oferecei-lhe as ações do dia, e pedi-lhe vos ajude.
Enquanto vos vestis não percais o tempo; empregai-o em recitar alguma oração ou em repetir jaculatórias, por exemplo:
– “Meu Deus, eu vos ofereço tudo quanto fizer e sofrer neste dia. – Meu Jesus, misericórdia!
– Senhor, ajudai-me sempre; dai-me a graça de fazer a vossa santa vontade.”
– Oferta do dia a Maria:
– “Eu vos ofereço, ó minha terna Mãe, o meu trabalho, minhas penas, o meu espírito e o meu coração; dignai-Vos de acolher esta fraca homenagem do meu respeito e amor para convosco, e oferecei-a a Jesus Cristo, vosso divino Filho e meu Salvador” (S. Estaníslau Kostka).
Apenas acabais de vos vestir, ajoelhai-vos diante do crucifixo e fazei atos ordinários de agradecimento, amor, oferenda de todas as vossas ações e sofrimentos; sobretudo, pedi com fervor a Jesus e Maria o socorro necessário para bem servir a Deus durante o dia que começa.
2. ORAÇOES PARA DE MANHÃ
– “Meu Deus, creio firmemente que estais aqui presente. Adoro a vossa suprema majestade. Amo a vossa bondade infinita sobre todas as coisas. Graças vos dou pelas mercês de que me tendes cumulado até este dia, e em particular por me haverdes conservado a vida durante esta noite. Ofereço-vos todos os meus pensamentos, palavras, ações, afeições e sofrimentos deste dia, em união com os de Jesus, Maria e José, e protesto querer agir unicamente para o vosso agrado e em honra . . .[1].
Desejo, ainda, oferecer todas as indulgências que puder alcançar neste dia em favor das almas do purgatório. Proponho-me também, sobretudo nas contrariedades, conformar-me com a vossa santa vontade, dizendo sempre: ‘Senhor, faça-se a vossa vontade!’ Ó meu Deus, pelo amor de Jesus Cristo, preservai-me hoje de todo o pecado, principalmente (tal…), e concedei-me a graça de praticar a virtude de . . . (é bom fazer aqui um propósito particular a respeito da falta em que se cai mais vezes, e da virtude que quer praticar).
Ó meu Jesus, pelos vossos méritos, concedei-me a graça de viver unido convosco. Ó Maria, minha Mãe, abençoai-me e recebei-me sob a vossa proteção. Meu bom anjo da guarda, meu(s) santo(s) protetor(es), intercedei por mim. Santos e Santas do paraíso, rogai por mim.”
Pai-Nosso, Ave Maria, Creio em Deus Pai…
Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais.
3. BREVE FÓRMULA DE CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA:
– “Ó Senhora minha, ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a vós e em prova da minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser e porque assim sou vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me, como uma coisa e propriedade vossa. Amém (Ind. de 500 dias. I. P. )”
Três Ave Marias em honra da pureza de Maria.”
[1] Domingo, SS. Trindade e nossos Santos padroeiros; Segunda-feira, Espirito Santo; Terça-feira, os Santos Anjos; Quarta-feira, São José; Quinta-feira, o SS. Sacramento; Sexta-feira, a Paixão e o Coração de Jesus; Sábado: Nossa Senhora).
(Fonte: livro “As Mais Belas Orações de Santo Afonso”, traduzidas para o português por por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes/1961, pp. 17/18)

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.