Festa da Apresentação do Senhor

O dia 2 de fevereiro é dedicado à Apresentação do Senhor. Essa festa tem a ver com a antiga lei de Moisés de que todo primogênito devia ser consagrado ao Senhor, em lembrança da libertação do cativeiro no Egito. Assim Maria e José vão ao Templo de Jerusalém quando Jesus completa 40 dias de vida. Vão pagar o preço do resgate do nascimento do filho e cumprir o ritual de purificação da mãe.
No Templo só o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos (o lugar mais sagrado) para incensar a Arca da Aliança uma vez por ano. Maria é a nova Arca. Se a antiga portava os mandamentos escritos pelo dedo de Deus na pedra, agora Deus escreve sua nova lei em carne e osso, que é seu filho Jesus. Fim do Antigo Testamento e começo do Novo.
Movido pelo Espírito, um homem justo, profeta piedoso, vê no Menino o que todo Israel esperava. Com Jesus nos braços, Simeão percebe que ali estava a salvação, a “luz que vai iluminar as nações”. A festa de hoje também é da purificação de Maria e de seu papel de corresponsável na salvação da humanidade. Se no Santo dos Santos somente o sumo sacerdote podia entrar, Jesus agora é o sumo sacerdote e o cordeiro, e o sangue Dele dado a todos nós. Não encontramos mais Cristo num lugar especial, mas podemos buscá-lo no dom que Ele mesmo nos dá que é a Eucaristia.
A Apresentação é a festa das velas. A igreja nunca vai tirar do altar a presença das velas de cera porque elas têm um sentido muito especial por serem a luz que se consome enquanto se doa. Nossa vida só tem sentido quando nos consumimos sendo luz. Algumas pessoas perguntam: “Por que a escuridão dentro de mim? Por que a frieza?Por que o medo se instala em minha alma?” Toda escuridão é ausência de luz, onde existe luz não há escuridão. Onde a luz se instala ela aquece, indica o caminho. Jesus é essa luz. Peçamos que Ele seja a luz das nações e das nossas vidas – só Ele é capaz de aquecer os porões escuros da nossa existência, tirar os medos de nossa alma e nos ajudar a acender a luz que podemos ser.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.