Festa da Sagrada Família

Quando cumpriram todas as coisas ordenadas na lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, para a cidade de Nazaré. A criança cresceu e tornou-se forte cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava nele.”

O Messias queria começar seu trabalho redentor em uma família simples e normal. A primeira coisa que Jesus santificou com a sua presença foi um lar. Nada acontece extraordinariamente nestes anos de Nazaré, onde Jesus passa a maior parte de sua vida.

José era o chefe da família; Como pai legal, foi ele quem apoiou Jesus e Maria em seu trabalho. É ele quem recebe a mensagem do nome que é colocar a criança: você vai nomeá-lo Jesus; e aqueles cujo propósito é a proteção do Filho: Levante-se, pegue a Criança e fuja para o Egito. Levante-se, pegue a criança e volte para a terra natal. Não vá a Belém, mas a Nazaré . Dele Jesus aprendeu seu próprio ofício, o meio de ganhar a vida. Jesus costumava expressar sua admiração e afeição.

De Maria, Jesus aprendeu maneiras de falar, ditos populares cheios de sabedoria, que ele usará mais tarde em sua pregação. Ele viu como ela mantinha uma pequena massa de um dia para o outro, para que o fermento pudesse ser feito; Eu derramei água e misturei com a nova massa, deixando-a fermentar bem embrulhada com um pano limpo. Quando a mãe remendou as roupas, o menino a observou. Se um vestido tivesse um rasgo, ela procuraria um pedaço de pano que coubesse no remendo. Jesus, com a curiosidade das crianças, perguntou-lhe por que ele não usava roupa nova; a Virgem explicou-lhe que as novas peças, quando molhadas, puxam o tecido anterior e o rasgam; é por isso que a colcha de retalhos tinha que ser feita com um pano velho … Os melhores vestidos, aqueles de festa, costumavam ser mantidos em uma arca. Maria tomou muito cuidado para também colocar certas plantas odoríferas para evitar que a traça as destruísse. Anos depois, esses eventos aparecerão na pregação de Jesus. Não podemos esquecer este ensinamento fundamental para nossa vida cotidiana: “quase todos os dias que Nossa Senhora passou na Terra passaram de maneira muito semelhante aos dias de milhões de outras mulheres, ocupadas em cuidar de sua família, em educar seus filhos, na realização de tarefas domésticas. Maria santifica com mais frequência, o que muitos consideram erroneamente como inconsequente e sem valor: trabalho diário, detalhes de atenção aos entes queridos, conversas e visitas em razão de parentesco ou amizade. Abençoada normalidade, que pode ser preenchida com tanto amor por Deus! ” Não podemos esquecer este ensinamento fundamental para nossa vida cotidiana: “quase todos os dias que Nossa Senhora passou na Terra passaram de maneira muito semelhante aos dias de milhões de outras mulheres, ocupadas em cuidar de sua família, em educar seus filhos, na realização de tarefas domésticas. Maria santifica com mais frequência, o que muitos consideram erroneamente como inconsequente e sem valor: trabalho diário, detalhes de atenção aos entes queridos, conversas e visitas em razão de parentesco ou amizade. Abençoada normalidade, que pode ser preenchida com tanto amor por Deus! ” Não podemos esquecer este ensinamento fundamental para nossa vida cotidiana: “quase todos os dias que Nossa Senhora passou na Terra passaram de maneira muito semelhante aos dias de milhões de outras mulheres, ocupadas em cuidar de sua família, em educar seus filhos, na realização de tarefas domésticas. Maria santifica com mais frequência, o que muitos consideram erroneamente como inconsequente e sem valor: trabalho diário, detalhes de atenção aos entes queridos, conversas e visitas em razão de parentesco ou amizade. Abençoada normalidade, que pode ser preenchida com tanto amor por Deus! ” ocupados em cuidar da família, na educação dos filhos, na realização das tarefas do lar. Maria santifica com mais frequência, o que muitos consideram erroneamente como inconsequente e sem valor: trabalho diário, detalhes de atenção aos entes queridos, conversas e visitas em razão de parentesco ou amizade. Abençoada normalidade, que pode ser preenchida com tanto amor por Deus! ” ocupados em cuidar da família, na educação dos filhos, na realização das tarefas do lar. Maria santifica com mais frequência, o que muitos consideram erroneamente como inconsequente e sem valor: trabalho diário, detalhes de atenção aos entes queridos, conversas e visitas em razão de parentesco ou amizade. Abençoada normalidade, que pode ser preenchida com tanto amor por Deus! “2 .

Entre José e Maria havia amor santo, espírito de serviço, compreensão e desejo de tornar a vida um do outro feliz. Esta é a família de Jesus: modelo sagrado, santo, exemplar das virtudes humanas, pronto para cumprir a vontade de Deus com exatidão. O lar cristão deve ser uma imitação do de Nazaré: um lugar onde Deus se encaixa e pode estar no centro do amor que todos têm.

Esta é a nossa casa? Dedicamos o tempo e a atenção que merece? Jesus é o centro? Nós saímos do nosso caminho para os outros? Essas são perguntas que podem ser oportunas em nossa oração hoje, quando contemplamos Jesus, Maria e José na festa dedicada a eles pela Igreja.

II . Na família, “os pais devem ser os primeiros educadores da fé para seus filhos, através da Palavra e do exemplo” 3 . Isto foi cumprido muito singularmente no caso da Sagrada Família. Jesus aprendeu com seus pais o significado das coisas que o rodeavam.

A Sagrada Família recitaria com devoção as orações tradicionais que eram oradas em todos os lares israelitas, mas naquela casa tudo o que se referia a Deus particularmente tinha um novo significado e conteúdo. Com que presteza, fervor e recolhimento, Jesus repetiria os versos da Sagrada Escritura que as crianças hebréias tinham que aprender! 4 . Eu recitava muitas vezes essas orações aprendidas dos lábios dos pais.

Ao meditar sobre essas cenas, os pais muitas vezes têm que considerar as palavras do papa Paulo VI lembradas por João Paulo II: “Ensinai vossas crianças as orações do cristão? Você prepara, de acordo com os sacerdotes, seus filhos para os sacramentos da primeira idade: confissão, comunhão, confirmação? Acostumá-los, se estiverem doentes, a pensar em Cristo que sofre? Invocar a ajuda da Virgem e dos santos? Você reza o Rosário como uma família? (…) Você sabe orar com seus filhos, com toda a comunidade doméstica, pelo menos uma vez? Seu exemplo na retidão de pensamento e ação, apoiado por alguma oração comum, vale uma lição de vida, que vale um ato de adoração de mérito singular; você traz paz dentro das muralhas domésticas desta maneira: Pax huic domui. Lembre-se: é assim que você constrói a Igreja » 5 .

lares cristãos, se você imitar que formou a Sagrada Família de Nazaré, será “lar luminoso e alegre” em junho , porque cada membro da família vai se esforçar pela primeira vez em suas relações com o Senhor, e um espírito de sacrifício buscar coexistência cada dia mais gentil.

A família é uma escola de virtudes e o lugar comum onde temos que encontrar Deus. «A fé e a esperança devem manifestar-se na tranquilidade com que os problemas, pequenos ou grandes, estão concentrados, que em todos os lares ocorrem, na ilusão com a qual se persevera no cumprimento do dever. A caridade a preencherá com tudo e levará a compartilhar as alegrias e possíveis decepções; saber sorrir, esquecendo suas próprias preocupações de atender aos outros; escutar o outro cônjuge ou filhos, mostrando-lhes que realmente os amam e os compreendem; ignorar pequenos atritos sem importância que o egoísmo poderia transformar em montanhas; colocar um grande amor nos pequenos serviços que compõem a convivência cotidiana.

»Santificar o lar a cada dia, criar com afeto um autêntico ambiente familiar: é disso que se trata. Para santificar cada dia, muitas virtudes cristãs devem ser exercidas; os teólogos em primeiro lugar e, depois, todos os demais: prudência, lealdade, sinceridade, humildade, trabalho, alegria … » 7 .

Essas virtudes fortalecerão a unidade que a Igreja nos ensina a perguntar: Você, que, nascendo em uma família, fortaleceu os laços familiares, fez com que as famílias enxergassem a união crescer 8 .

III . Uma família unida a Cristo é um membro do seu corpo místico e tem sido chamada de “igreja doméstica” 9 . Essa comunidade de fé e amor deve manifestar-se em todas as circunstâncias, como a própria Igreja, como um testemunho vivo de Cristo. “A família cristã proclama em voz muito alta as virtudes presentes do reino e a esperança da vida abençoada” 10 . A fidelidade dos cônjuges à sua vocação matrimonial levará até mesmo a pedir a vocação de seus filhos para se dedicarem com abnegação ao serviço do Senhor.

Na Sagrada Família, todo lar cristão tem seu exemplo mais acabado; nela, a família cristã pode descobrir o que deve fazer e como se comportar, para a santificação e realização humana de cada um de seus membros. «Nazaré é a escola onde a vida de Jesus começa a ser entendida, é a escola onde começa o conhecimento do seu Evangelho. Aqui aprendemos a observar, a ouvir, a meditar, a penetrar no sentido profundo e misterioso desta manifestação simples, humilde e encantadora do Filho de Deus entre os homens. Aqui se aprende, talvez de maneira quase insensível, a imitar esta vida ” 11 .

A família é a forma básica e mais simples da sociedade. É a principal “escola de todas as virtudes sociais”. É o foco da vida social, porque é na família que a obediência é exercida, a preocupação com os outros, o senso de responsabilidade, a compreensão e a ajuda, a coordenação amorosa entre os diferentes modos de ser. Isso é feito especialmente em famílias numerosas, sempre elogiadas pela Igreja 12 . De fato, ficou provado que a saúde de uma sociedade é medida pela saúde das famílias. Assim, ataques diretos à família (como no caso da introdução do divórcio na legislação) são ataques diretos à própria sociedade, cujos resultados não demoram a chegar.

«Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja também a Mãe da” Igreja Doméstica “e que, graças à sua ajuda maternal, cada família cristã se torne verdadeiramente uma pequena Igreja de Cristo. Que ela, a escrava do Senhor, seja um exemplo de recepção humilde e generosa da vontade de Deus; Que ela, a Mãe Dolorosa aos pés da Cruz, alivie o sofrimento e enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa das dificuldades de suas famílias.

»Que Cristo Senhor, Rei do universo, Rei das famílias, esteja presente, como em Caná, em todo lar cristão, para dar luz, alegria, serenidade e força» 13 .

De uma maneira muito especial, pedimos a Sagrada Família hoje para cada um dos membros da nossa família, para os mais necessitados.

1 Lc 2, 39-40. –2 São Josemaría Escrivá , é Cristo que passa , 148. – 3 Conc. Vat. II , Const. Lumen gentium , 11 –4 Cf. Sal 55 , 18; Dn 6,11; Sl 119. –5 João Paulo II , exortação. Apost. Familiaris consortio , 60. –6 Cfr. São Josemaría Escrivá , é Cristo quem passa , 22. –7 Ibídem , 23. –8 Preces. II Vésperas em 1 de janeiro . –9 Conc. Vat. II , Const. Lumen gentium, 11. – 10 Ibidem , 35. – 11 Paulo VI , Aloc. Nazaré , 5-I-1964 – 12 Cf. Conc. Vat. II , Const. Gaudium et spes , 52. – 13 João Paulo II , exortação. Apost. Familiaris consortio , 86

Extraído do livro de meditações: Falar com Deus

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.