Outubro – Mês do Rosário

Outubro – Mês do Rosário

A história de hoje começa na antiguidade, com o costume dos gregos de coroar suas estátuas com rosas ou outras flores. Copiando esse costume, as mulheres cristãs levadas para o martírio no Coliseu Romano vestiam suas mais belas roupas e adornavam a cabeça com coroas de rosas mostrando a alegria de irem ao encontro do Senhor. À noite, os cristãos recolhiam as flores e por cada rosa recitavam uma oração ou um salmo pelas mártires.

Se nasceu da dor, a partir daí só espalhou o amor. A igreja passou a recomendar que rezassem o rosário, que significa coroa de flores, formado pelos 150 salmos de Davi, considerados uma oração agradável a Deus. Como nem todos davam conta de recitar os salmos porque saber ler era reservado aos cultos e letrados, a Igreja permitiu substituir os salmos por Ave-Marias, o “saltério da Virgem”.

Em 1208, um sacerdote espanhol, fundador da ordem dos dominicanos, resolve ir para França lutar contra a heresia. Um dia, São Domingos de Gusmão chora no bosque, rezando e suplicando a Nossa Senhora uma arma eficaz para vencer aquela batalha. A Virgem, acompanhada de três anjos, aparece para o monge e diz que a melhor arma para mudar o mundo é o Saltério Angélico (palavras do anjo Gabriel na Anunciação). “Se você quer converter as almas endurecidas e levá-las para Deus, difunda o meu saltério”, diz Maria.

Passados cem anos da morte de São Domingos, a devoção ao rosário começa a ser esquecida. Nossa Senhora de novo aparece a um monge dominicano na mesma província francesa e pede que frei Alano faça reviver a devoção ao seu saltério. É com este frei que o rosário toma a forma que tem até hoje, dividido em dezenas e contemplando os mistérios da vida de Jesus e Maria.

A Igreja celebra nesta quarta, dia 7, o Dia de Nossa Senhora do Rosário, data ligada à vitória do cristianismo sobre os turcos em uma batalha naval em 1571, em Lepanto, no mar da Grécia.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.