Santo do dia – São Nicolau de Tolentino

Hoje a Igreja celebra a memória de São Nicolau de Tolentino. Ele nasceu em Santo Ângelo, Itália, em 1245. Recebeu o nome de Nicolau em gratidão a São Nicolau de Mira que teria aparecido em sonhos a seus pais que não tinham filhos, anunciando-lhes o nascimento de um menino. Aos 20 anos ele entrou na Ordem dos Agostinianos e aos 25 foi ordenado sacerdote.

Nicolau possuía carisma e dons especiais. Sua pregação era alegre e consoladora na Providência divina, o que tornava seus sermões empolgantes. Tinha um grande poder de persuasão, pelo seu modo simples e humilde de viver e praticar a fé, sempre na oração e na penitência, cheio de alegria em Cristo. Com seu exemplo, levava os fiéis a praticar a penitência, a visitar os doentes e encarcerados e a dar assistência aos pobres. Essa mobilização de pessoas em torno do ideal de levar consolo e a Palavra de Deus aos necessitados dava-lhe grande satisfação e alegria.

São Nicolau fazia duras penitências, jejuava muito e comia tão pouco que chegou a adoecer. Um dia, a Virgem Maria apareceu a ele e instruiu-o a pedir um pedaço de pão, molhá-lo em água e comê-lo com a promessa de que se curaria por sua obediência. Assim aconteceu e, por gratidão, São Nicolau abençoava pedaços de pão semelhantes e os dava aos enfermos, obtendo numerosas curas. Os pãezinhos  passaram a se chamar “Os pães de São Nicolas” e ainda são distribuídos em seu Santuário.

São Nicolau de Tolentino também preocupava-se muito com o socorro às almas do purgatório. Certa vez, ele viu, em um sonho, que um grande número de almas do Purgatório lhe suplicavam que oferecesse orações e missas por elas. Então dedicou-se a oferecer muitas Santas Missas pelo descanso das benditas almas e com suas preces conseguiu livrar muitas almas das penas da purificação.

Morreu em 10 de setembro de 1305, e quarenta anos depois de sua morte foi encontrado seu corpo incorrupto.

São Nicolau de Tolentino, rogai por nós.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.