Santo do dia – São Pedro Claver

Hoje a Igreja celebra a memória de São Pedro Claver.

“Escravo dos africanos para sempre”, este foi o programa de vida desse jovem missionário jesuíta que batizou mais de 300 mil negros escravos ao longo de 35 anos de labor apostólico.

Nasceu em Verdú, na Espanha em 1580. Era desejo dos pais consagra-lo ao serviço do altar, enviaram Pedro à Salsona para estudar os primeiros elementos da gramática. Com 15 anos, o Bispo de Salsona conferiu-lhe a primeira tonsura e, aos 21 anos, entrou na Companhia de Jesus em Barcelona. Pedro era devotíssimo da Virgem Maria e um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após os estudos, Pedro foi ordenado sacerdote e enviado como missionário à Cartagena das Índias, na Colômbia, no ano de 1610. Na época em que ele chegou, Cartagena era um dos grandes polos do tráfico negreiro na América do Sul.

Pedro Claver doou-se sem medidas àqueles pobres escravizados, não só os assistindo materialmente, mas ainda lhes transmitindo o dom da fé e lhes abrindo, por meio do Batismo, as portas da verdadeira liberdade dos filhos de Deus.

No dia 3 de abril de 1622, Pedro Claver acrescentou aos votos religiosos de sua profissão mais um voto: o de gastar a vida inteira ao serviço dos negros escravos. Testificando este voto, escreveu de próprio punho: “para sempre escravo dos negros”.

Vítima da caridade, acabou morrendo em 1654, com 74 anos de idade e 52 anos de vida religiosa, quando ao socorrer o Cristo excluído e chagado, pegou uma terrível peste.

Foi declarado pelo Papa Pio X especial patrono de todas as missões entre os negros.

São Pedro Claver, rogai por nós!

 

Clique no link para assistir o vídeo:

 

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.