Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Hoje, dia 1º de janeiro, celebramos a solenidade da Maternidade divina de Nossa Senhora, caminho escolhido por Deus para que o Seu Filho unigênito se fizesse homem, por obra do Espírito Santo.

À Virgem Maria, toda a nossa gratidão. Com a sua resposta no momento da Anunciação, e com a sua forte e silenciosa presença ao pé da Cruz, ela nos abriu o caminho da filiação divina.

Nesta Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, a nossa alma se enche de admiração e alegria ao dirigirmos à Nossa Senhora está invocação, raiz de todas as graças com que o Onipotenteenriqueceu Aquela que, desde a eternidade, Ele tinha escolhido como Mãe do seu Filho, segundo a natureza humana. Por esse título, foi concebida imaculada e está cheia de graça, é sempre virgem,subiu em corpo e alma aos céus, foi coroada Rainha da criação inteira, acima dos anjos e dos santos.

Assim o quis o Senhor, assim ensina a Igreja, assim cremos os cristãos. Hoje temos uma ocasião maravilhosa de dar um novo impulso ao nosso trato filial com a Santíssima Virgem e de agradecer o seu carinhoso cuidado por nós. A Virgem Maria sempre conduz a Jesus.

Com esta solenidade de Nossa Senhora começamos um novo ano. Na realidade, não pode haver melhor maneira de começar o ano – e de viver todos os dias da nossa vida – do que estando muito perto da Virgem. A Ela nos dirigimos com confiança filial, para que nos ajude a viver santamente cada um dos dias deste novo período que o Senhor nos concede; para que nos anime a recomeçar se caímos e perdemos o caminho; para que interceda diante do seu divino Filho, a fim de que nos renovemos interiormente.

Em suas mãos colocamos os desejos de identificar-nos com Cristo, de santificar a profissão, de ser fiéis evangelizadores. Repetiremos com mais força o seu nome quando as dificuldades aumentarem. E Ela, que sempre está atenta aos seus filhos, quando ouvir o seu nome nos nossos lábios, virá prontamente em nosso auxílio. Não nos deixará cair no erro ou no desvario.

No dia de hoje, quando contemplarmos alguma imagem da Virgem, poderemos dizer, ao menos mentalmente, sem palavras: Minha Mãe! E sentiremos que Ela nos acolhe e nos anima a começar este novo ano com a confiança e com a alegria de sua intercessão.

Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós.