V Domingo da quaresma – Preparai-vos

V Domingo da quaresma – Preparai-vos

No evangelho deste domingo São João nos apresenta a última temática batismal na caminhada quaresmal: a ressurreição. Meditamos sobre a água e a luz nos últimos domingos, e hoje nos deparamos com Jesus que traz de volta à vida seu amigo Lázaro. Trata-se de uma das páginas mais belas da Sagrada Escritura que antecede e prepara, na narrativa joanina, a paixão e morte do salvador que começaremos a celebrar profundamente no próximo domingo. Já estamos a uma semana de entrarmos no mistério anual da Páscoa, a chamada semana santa, momento culminante de todo o ano litúrgico.

Preparemos o nosso coração. É a semana santa que já se descortina à nossa frente como o tempo propício de morrer para o pecado e ressuscitar, com Jesus, para uma vida renovada. Não vamos simplesmente recordar fatos do passado, mas vamos, de forma misteriosa e prodigiosa, reviver a paixão, a morte, a sepultura e a ressurreição de Jesus e receber todas as graças que este mistério central da História humana nos comunica.

Recordo que neste ano, em conformidade com as orientações e determinações da Arquidiocese de BH, diante da Pandemia do coronavírus, foram suspensos os atos externos da semana santa, como as procissões, sermões, dramatizações da paixão, vias sacras. Por isso, tão logo seja possível, vamos divulgar as várias e intensas oportunidades de reflexão pelos nossos meios de comunicação e pelas redes sociais.

Que vivamos nestes dias o silêncio, a introspecção, a oração. Seja o que for, é agora o tempo da “passagem”, é a maravilha da Páscoa que nos oferece uma nova oportunidade de amar e dar sentido aos nossos dias. Em Cristo, a vitória já está garantida!