XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Jesus conta que o Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo, representando o plantio da verdade e do bem que Ele nos oferece em nossas vidas. Contudo, durante a noite, enquanto todos dormiam, veio um inimigo e semeou o joio entre o trigo, simbolizando a ação do mal e do pecado que está presente no mundo.
A parábola nos ensina que, assim como no campo onde crescem o joio e o trigo, em nossa vida também coexistem o bem e o mal, a virtude e o pecado. Não vivemos em um mundo perfeito, e a luta entre o bem e o mal é constante. Por vezes, podemos nos sentir angustiados ao perceber o mal ao nosso redor, mas devemos lembrar que Deus nos deu o livre arbítrio, e é através desse dom que fazemos nossas escolhas.
No entanto, a parábola nos ensina ainda a paciência, a justiça e a tolerância. Quando os servos perguntam ao dono se deveriam arrancar o joio, Ele responde que não, para que não corram o risco de arrancar também o trigo. Essa mensagem é essencial: devemos ser pacientes e misericordiosos com aqueles que estão equivocados ou mergulhados no pecado, pois a misericórdia de Deus é innita e sempre é tempo de conversão e transformação. Não é possível simplesmente afastar-se de tudo e de todos – somos antes chamados a ser canal da graça e de conversão aqueles que se encontram no erro. Se o cristão não está no mundo, quem anunciará o Evangelho? Por isso cabe a Deus a justiça sobre cada pessoa e a nós cabe pedir por Sua proteção enquanto vivemos em meio as adversidades deste mundo.
A parábola também nos lembra que haverá um dia da colheita, onde tudo será separado. Isso nos lembra do julgamento final, quando seremos responsabilizados por nossas ações. Portanto, devemos estar sempre vigilantes e buscar viver de acordo com os ensinamentos de Cristo, procurando fazer o bem e evitando o mal.
Sejamos pacientes, misericordiosos e rmes na busca da santidade, vivendo de acordo com os valores do Reino de Deus. Que sejamos semeadores do bem, espalhando a Palavra de Deus e a esperança de uma vida melhor.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.